Como a Inteligência Artificial está inovando no setor tributário

By Juliana Monaco
18 dez 2018
Inteligência Artificial, Semantix Aijus

A Inteligência Artificial já está impactando a área jurídica como um todo, especialmente o segmento tributário. De acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters e da Live University, 61% dos profissionais do setor tributário acreditam que a IA (machine learning) é a inovação com maior capacidade de trazer benefícios ao setor.

No Brasil, já existem casos de uso de Inteligência Artificial na área tributária, como a Nota Fiscal Eletrônica e os SPEDs. Uma vez que os dados estão armazenados de forma estruturada, a tecnologia seria uma grande aliada do governo, já que possibilita o cruzamento de informações entregues ao Fisco, por exemplo, permitindo encontrar padrões, evitar fraudes e criar melhores práticas anticorrupção.

Leia também: Motivos para adotar Big Data na área jurídica

Como a Inteligência Artificial está inovando no setor tributário

Setor tributário das empresas

A Inteligência Artificial auxilia nas atividades contábeis e permite que as empresas possam estabelecer padrões para obter melhores insights e reduzir custos por meio do cruzamento de dados, além de tornar os processos mais eficientes e reduzir os riscos de fraudes. Também é possível obter grande poder de processamento para identificar falta de compliance e gerar tomadas de decisões mais assertivas.

A pesquisa revelou ainda que 56% das empresas pretendem manter e ampliar os investimentos no setor para 2019, e 44% das organizações já fazem uso, porém não têm a intenção de implementar novas ferramentas devido à falta de recursos.

O uso da tecnologia acelera a extração de informações úteis seja para identificar problemas no dia a dia ou para tomar melhores decisões, aprimorando a capacidade de análise de dados e garantindo às empresas mais segurança e agilidade.  A rotina dos profissionais da área torna-se mais ágil e eficiente, possibilitando que eles possam se dedicar a outras tarefas.

É necessário que os profissionais que atuam na área se mantenham atualizados em relação às inovações e ao mercado como um todo. A boa notícia é que 84% afirmam que suas organizações estão investindo em capacitação para mudanças futuras.

Já existem ferramentas e soluções para o tributário das empresas privadas que identificam padrões e promovem a tomada de decisões mais inteligentes. O Semantix AIJUS utiliza Inteligência Artificial para entender características e padrões nos processos judiciais de diversos tipos, inclusive tributário, assegurando a obtenção de informações para agir de forma estratégica e reduzir gastos por meio do provisionamento. 

Leia também: Advocacia 4.0: como a quarta revolução industrial impacta a área jurídica